A Inter de Limeira, um dos mais tradicionais clubes do interior

Fundada em 1913, a Associação Atlética Internacional é um dos mais tradicionais clubes do interior do Brasil. Com sede em Limeira, São Paulo, a A.A. Internacional teve sua primeira reunião realizada no Theatro da Paz, onde foram determinadas várias regras desportivas, assim como os deveres dos associados. Uma das regras estipuladas foi que quem quisesse atuar pelo time deveria ser sócio e, juntamente com os associados, pagar uma mensalidade de 1$000 (mil réis). Já na parte de futebol, o “captain” da equipe deveria manter a disciplina e manter a ordem de todos, que, aliás, deveriam estar uniformizados com um calção branco de faixa preta, camisa listrada com as cores preta e branca, além de usar meias pretas com duas listras brancas e obrigatoriamente compridas.

Origem da Inter de Limeira

No ano de 1912, os times da cidade de Limeira eram Almofadinhas e Barroquinha. O primeiro considerado de elite e treinava, assim como jogava, em um campo de terra nas proximidades do Asilo de Mendicidade. Já a outra equipe era da “massa popular”, do “povão” e tinha como campo de terra em que ficava localizado nos altos da antiga Rua do Comércio, hoje, é a rua Dr. Trajano. O nome “Barroquinha” era devido a uma barroca ao lado do campo. Barroquinha” é o que originou a gloriosa Associação Atlética Internacional de Limeira, no dia 05 de outubro de 1913. Por ocasião de vários imigrantes radicados na cidade, na época, como japoneses, italianos, alemães, portugueses, entre outros, o nome Internacional foi mais do que justo em homenagear todas as “etnias”.

A primeira diretoria

Os primeiros diretores da A.A. Internacional foram: presidente José Alves Penteado; vice-presidente: Fausto Esteves dos Santos; secretário: Ajax Garroux; “captain”: Antônio Esteves dos Santos Junior (Tonico Esteves) e João Busch como fiscal de campo.

Década de 20

Em 13 de dezembro de 1924, a Internacional recebeu da mídia paulistana o título de “Leão da Paulista”, após ser derrotada pelo Palestra Itália em partida de muita dificuldade disputada em Limeira. Outro fato marcante ocorreu em 1926, que foi a vitória sobre o Paulistano, clube em que atuava Friedenreich, por 2 a 1, após o time da capital retornar de uma vitoriosa excursão pela Europa.

Linha do tempo da Inter de Limeira

DÉCADA DE 30 E 40

Já na década de 30, a Internacional já era um clube consolidado e tinha um grande número de associados, principalmente entre a elite limeirense. Nessa época, o futebol ainda era amador e não existia uma estrutura organizada de campeonatos. As partidas eram disputadas em campos improvisados e muitas vezes não havia nem mesmo juízes para apitar os jogos.

Foi somente na década de 40 que o futebol começou a se profissionalizar no Brasil, e a Internacional foi um dos clubes pioneiros nesse processo. Em 1940, juntamente com outros 12 clubes, a Internacional fundou o profissionalismo no futebol do interior paulista. A partir daí, o clube passou a disputar campeonatos oficiais e a contar com jogadores remunerados.

A década de 40 também marcou uma mudança no distintivo da Internacional. Na década de 30, foi adicionado um fundo branco contornando as letras, e na década de 40 foram acrescentadas três estrelas referentes aos títulos conquistados.

DÉCADA DE 50 E 60

A Internacional continuou a se destacar no futebol do interior paulista nas décadas de 50 e 60. Em 1950, a equipe aplicou a maior goleada de sua história, ao vencer o CA Piracicabano por 9 a 0. Ja em 1961, conquistou o título da Série Algodeira, ao vencer a Internacional de Bebedouro por 5 a 0. Em 1966, a equipe conquistou o direito de disputar a Primeira Divisão de Profissionais, competição que antecedia a Divisão Especial.

DÉCADA DE 70 E 80

Na década de 70, a Internacional participou de diversas competições nacionais, como a Taça de Prata de 1973 e a Série A de 1979. Já na década de 80, o clube teve sua maior conquista: o Campeonato Paulista de 1986, tornando-se o primeiro clube do interior a conquistar o título estadual da primeira divisão.

Nessa década, a Internacional também teve bons desempenhos na Copa do Brasil, alcançando as quartas de final em 1988 e 1989. O clube manteve-se entre os principais do futebol paulista até meados da década de 90, quando começou a enfrentar dificuldades financeiras.

Década de 90 e 00 da Inter de Limeira

Nos anos 90, a Internacional passou por uma série de problemas financeiros, que culminaram em sua queda para a segunda divisão do Campeonato Paulista em 1996. O clube enfrentou dificuldades para se reerguer e voltar à elite do futebol paulista, disputando diversas vezes a Série A2 e a Série A3.

Em 2008, a Internacional teve um bom desempenho na Série A2 do Campeonato Paulista, conquistando o acesso à primeira divisão após vencer o Guaratinguetá na final. Nos anos seguintes, o clube manteve-se na primeira divisão do futebol paulista, mas enfrentou dificuldades para se manter na elite e acabou sendo rebaixado em 2013.

A partir daí, a Internacional teve dificuldades para se reerguer e acabou caindo para a quarta divisão do Campeonato Paulista em 2019. No entanto, o clube conseguiu se reerguer e, em 2021, conquistou o acesso à terceira divisão do estadual.

TORCIDA

A torcida da Internacional é conhecida como Leãozinho da Paulista, em referência à mascote do clube e ao apelido de “Leão da Paulista” que o clube recebeu após a vitória sobre o Paulistano em 1926. A torcida tem grande representatividade na cidade de Limeira e na região, e costuma comparecer em grande número aos jogos do clube.

O estádio da Inter de Limeira

A Internacional manda seus jogos no Estádio Major Levy Sobrinho, conhecido como Limeirão. O estádio foi inaugurado em 1976 e tem capacidade para cerca de 18 mil espectadores. O Limeirão é considerado um dos melhores estádios do interior paulista e já recebeu diversos jogos de grandes equipes do futebol brasileiro.

CONCLUSÃO

A Associação Atlética Internacional é um dos mais tradicionais clubes do interior do Brasil, com uma história rica em conquistas e desafios. O clube teve sua origem em uma disputa entre os times Almofadinhas e Barroquinha, e acabou sendo fundado em 1913 como uma homenagem às diversas etnias presentes na cidade de Limeira.

Ao longo de sua história, a Internacional conquistou diversos títulos, entre os quais destaca-se o Campeonato Paulista de 1986, tornando-se o primeiro clube do interior a conquistar a taça.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.