Santos : Glórias e Curiosidades

O Santos Futebol Clube é um dos clubes mais tradicionais e importantes do Brasil e do mundo, com uma história de mais de um século. Fundado em 14 de abril de 1912 por Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior, o clube nasceu com o objetivo de ser um espaço dedicado à prática do futebol, que na época ainda era um esporte pouco conhecido no país.

A primeira reunião para a criação do Santos FC aconteceu na sede do Clube Concórdia, na antiga rua do Rosário, em Santos (SP), e contou com a presença de 39 pessoas, consideradas como sócios-fundadores. Na ocasião, foi escolhido o nome Santos Foot-Ball Club, sugerido por Edmundo Jorge de Araújo, e definidas as cores do uniforme: azul e branco, com fios dourados entre elas.

No ano seguinte, por sugestão de Paulo Peluccio, as cores do clube foram alteradas para camisa listrada de branco e preto e calção branco, que se tornaram as cores oficiais do Santos FC até os dias atuais. O Conselho Deliberativo do clube foi criado em 1932 e teve como primeiro presidente Flamínio Levy.

A primeira grande conquista do Santos FC foi o Campeonato Santista de 1913, que se repetiu em 1915, quando o time jogou sob o apelido de União Futebol Clube, por imposição da diretoria da Associação Paulista de Esportes Atléticos. Em 1927, o time formou um ataque histórico, conhecido como o “Ataque dos 100 gols”, composto por Omar, Camarão, Feitiço, Araken e Evangelista, que conseguiu a média de 6,25 gols por partida no Campeonato Paulista daquele ano.

O primeiro título paulista do Santos FC veio em 1935, conquistado na casa do adversário, na capital paulista. A equipe voltou a vencer o campeonato em 1955 e 1956 e novamente em 1958, já com Pelé em seu elenco. Na década de 1960, no entanto, que o Santos FC se tornou um time de renome mundial, com a conquista de títulos importantes no futebol brasileiro e internacional.

Na chamada “Década de Ouro”, o Santos FC exibiu um futebol de alto nível, com grandes jogadores como Pelé, Pepe, Coutinho e Zito, conquistando títulos importantes como a Taça Brasil, o Campeonato Paulista, a Copa Libertadores da América e o Mundial Interclubes. Em 1962, o time fez história ao vencer todos os campeonatos importantes disputados naquele ano, sendo bicampeão mundial em 1963 e reconhecido pela FIFA como o melhor time do século nas Américas.

Nos anos seguintes, o Santos FC continuou sendo uma referência no futebol brasileiro e mundial, revelando jogadores como Robinho, Paulo Henrique Ganso e Neymar, além de conquistar mais títulos importantes como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

Além dos jogadores citados, muitos outros ídolos marcaram suas trajetórias no Santos Futebol Clube. Dentre eles, destacam-se Zito, Coutinho, Pepe, Clodoaldo, Edu, Carlos Alberto Torres, Juary, entre outros.

O Santos também foi pioneiro em muitas inovações no futebol. Foi o primeiro clube brasileiro a realizar uma excursão internacional, em 1923, quando viajou para a Europa e enfrentou equipes como o Barcelona e o Real Madrid. Também foi o primeiro time do país a ter um uniforme com números nas costas, em 1950, e a utilizar a tática de marcação por zona, em 1955.

Outro aspecto importante na história do Santos é a relação do clube com a cidade de Santos. O time é uma das principais referências da cidade e possui uma forte ligação com a comunidade local. Além disso, o Estádio Urbano Caldeira, conhecido como Vila Belmiro, é considerado um dos principais templos do futebol brasileiro e é um símbolo da cidade.

Nos últimos anos, o Santos tem enfrentado algumas dificuldades financeiras e esportivas, mas ainda assim mantém sua tradição e sua paixão pela camisa. A torcida santista é conhecida por ser muito fiel e apaixonada pelo clube, e faz questão de apoiar o time em todos os momentos.

Em resumo, o Santos Futebol Clube é um dos principais clubes do futebol brasileiro e mundial, com uma história repleta de conquistas e ídolos. Desde sua fundação em 1912 até os dias atuais, o clube mantém sua tradição e sua paixão pelo futebol, sendo uma referência não só no esporte, mas também na cultura e na identidade da cidade de Santos. O Santos é mais do que um clube, é uma paixão que atravessa gerações e que é parte importante da história do futebol brasileiro.

10 curiosidades do Santos

  1. O Santos FC foi fundado em 14 de abril de 1912, por três esportistas da cidade de Santos, Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior.
  2. O nome “Santos Foot-Ball Club”criado por Edmundo Jorge de Araújo na reunião de fundação.
  3. O primeiro presidente do clube foi Sizino Patusca, eleito em 1913.
  4. O ataque do Santos FC na década de 1920 ficou conhecido como o “Ataque dos 100 gols”, com uma média de 6,25 gols por partida.
  5. O clube conquistou seu primeiro Campeonato Paulista em 1935, contra o São Paulo, jogando no Estádio do Pacaembu.
  6. Pelé, considerado um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, jogou no Santos FC de 1956 a 1974, conquistando inúmeros títulos e prêmios individuais.
  7. Em 1962, o Santos FC conquistou o título de campeão mundial de clubes, vencendo o Benfica na final por 5 a 2.
  8. O estádio do Santos FC, inaugurado em 1916, chama-se Urbano Caldeira em homenagem a um ex-atleta e dirigente do clube.
  9. O Santos FC é o único clube brasileiro a ter vencido a Taça Libertadores da América por três vezes consecutivas, em 1962, 1963 e 1964.
  10. Além de Pelé, o clube revelou vários jogadores de destaque, como Robinho, Neymar, Diego, Elano, Ganso e outros.
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.